Há 40 anos sem vencer a França, Polônia tenta quebrar o tabu e avançar

0
45

França e Polônia se enfrentam neste domingo, às 12 horas (horário de Brasília) em mais um dos confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo. O duelo acontece no Estádio Al Thumama e em jogo também estará em jogo um tabu de 40 anos a favor da atual campeã.

A última vitória dos poloneses sobre os Azuis ocorreu em um amistoso realizado em agosto de 1982, quando a seleção de Robert Lewandowski goleou por 4 x 0 em jogo realizado em pleno estádio Parc des Princes, em Paris.

Em toda a história franceses e poloneses já se enfrentaram 16 vezes, com ampla vantagem para a atual campeão do mundo, que conseguiu oito vitórias, perdeu três e ainda houve cinco empates. Por outro lado, no último confronto em copas a seleção eslava bateu a França por 3 x 2 na disputa pelo terceiro lugar da Copa de 1982, na Espanha, conquistada pela Itália.

Enquanto a França já conquistou duas copas, a última no evento realizado em 2018, o melhor resultado da Polônia foram dois terceiros lugares em 1974 e em 1982, naquela que é considerada a melhor geração desta seleção. Na época os poloneses tinham atlas como lato, por exemplo, um dos maiores artilheiros dos mundiais.

O favoritismo para o jogo deste domingo é claramente da França, que avançou em primeiro no seu grupo. A Polônia, por outro lado, terminou empatada com o México, mas passou nos critérios de desempate na segunda posição de seu grupo, que teve a Argentina em primeiro lugar.

Na última rodada da fase de grupos os poloneses perderam para os próprios argentinos por 2 x 0 e quase ficaram de fora da fase de oitavas de final da copa do Catar de 2022.

Enquanto azuis têm em sua seleção vários nomes de destaque e como principal estrela o jovem e habilidoso Mbappé, a Polônia tem uma estrela solitária do grande artilheiro Robert Lewandowski, que até agora fez somente um gol no Mundial.

O jogo deste domingo às 12 horas (horário de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, terá a transmissão direta para todo  o Brasil pelos canais Globo e SporTV.