Conmebol realiza nesta segunda-feira sorteio de grupos da Libertadores

0
118
Libertadores
Fluminense duela com Alianza Lima no Maracanã

A Conmebol realiza nesta segunda-feira em Luque, no Paraguai, onde a entidade está sediada, o sorteio dos grupos da Libertadores deste ano. O evento começará às 20 horas, com transmissão também para o Brasil.

Fluminense – atual campeão do torneio -, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Grêmio estão no pote um do sorteio. No pote 2 outro brasileiro, o Atlético (MG). O Botafogo, que terminou o Brasileirão do ano passado na quinta posição, avançou para a fase de grupos depois de ter eliminado Aurora da Bolívia e Bragantino. Com isso, o alvinegro está no pote três do sorteio.

Com tal configuração para o sorteio, é grande a possibilidade de mais de um brasileiro no mesmo grupo e a chance de clássicos como Fluminense x Botafogo ou Flamengo x Botafogo acontecerem já na primeira fase da competição continental.

Nos últimos anos os brasileiros têm dominado totalmente a Libertadores. O Fluminense conquistou o troféu em 2023, batendo o Boca Juniors por 2 x 1 na final no Maracanã. O Flamengo levantou a taça em 2019 e 2022 e o Palmeiras em 2021 e 2023.

A última vez que um clube de fora do Brasil conquistou a competição mais cobiçada do continente foi em 2019, quando o River Plate venceu o clássico contra o Boca Juniors e ficou com o título. O Independiente da Argentina não levanta o troféu desde 1984, mas segue como o maior campeão, com sete troféus na coleção. Seu rival Boca tem seis e o Peñarol do Paraguai cinco.