Atual campeão da Libertadores, torneio que conquistou no ano passado pela primeira vez em sua história, o Fluminense enfrenta nesta quarta-feira o Atlético Mineiro – que também tem um troféu da competição internacional – no jogo de ida das quartas de final. O duelo correrá no Estádio do Maracanã a partir das 19 horas.
O tricolor das Laranjeiras terminou a fase de grupos na primeira colocação de sua chave e nas oitavas de final eliminou o Grêmio nos pênaltis. No Brasileirão a equipe começou a se recuperar, mas ainda luta para se afastar da zona de rebaixamento. Embora não esteja fazendo uma temporada tão brilhante como a de 2023, o Fluminense tem mantido uma regularidade positiva na Libertadores.
O Galo para chegar às quartas de final teve que suar para superar a equipe argentina do San Lorenzo, empatando o jogo de ida de 1 x 1 e vencendo por 1 x 0 na volta. Enquanto no Brasileirão o alvinegro de Belo Horizonte está com 45% de aproveitamento, nas Copas (o Brasil e Libertadores), tal índice chega a 71,4%.
Mano Menezes, técnico do Fluminense, deverá manter a base que enfrentou e perdeu de virada para o Juventude pelo Brasileirão, em Caxias do Sul. Gabriel Fuentes, lateral recém-contratado pelo clube carioca, não poderá estrear hoje, porque atuou nas oitavas de final pelo Junior Barranquilla, da Colômbia.
No time mineiro, o treinador Gabriel Milito terá os retornos de Guilherme Arana, Junior Alonso, Paulinho e Alan Franco, todos poupados no duelo com o Bahia pelo Campeonato Brasileiro, que o Galo perdeu por 3 x 0 na Arena Fonte Nova, em Salvador, no último final de semana. Saravia está fora. Ele sofreu uma lesão muscular e não tem condições de jogo.
O confronto entre Fluminense e Atlético Mineiro pela Libertadores terá a transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Canal Paramount + a partir das 18h50, direto do estádio do Maracanã. O trio de arbitragem, comandado por Facundo Tello, vem da Argentina. Ele terá como assistentes Juan Belatti e Maximiliano Del Yesso. No VAR estará SIlvio Trucco, também da Argentina.