Palmeiras jamais venceu o São Paulo em duelos pela Libertadores

0
53
Abel Ferreira
Abel Ferreira (Foto: Cesar Greco)

Palmeiras e São Paulo despacharam respectivamente e Universidad Católica do Chile e o Racing nas oitavas de final da Copa Libertadores e se enfrentarão nas quartas em dois jogos que prometem ser sensacionais pela qualidade das equipes paulistas e grande rivalidade. 

Em jogo no clássico também estará uma longa escrita a favor do Tricolor. O clube do Morumbi jamais perdeu para o arquirrival em partidas pela Libertadores. Os dois times se enfrentaram oito vezes, com seis triunfos do São Paulo e dois empates.

Outro dado interessante que com certeza pode gerar otimismo nos torcedores são paulinos: sempre que cruzou com o Palmeiras na edição de uma Libertadores o clube do Morumbi chegou à final do torneio interclubes mais importante da América do Sul. 

Em 1974 o São Paulo pegou o Palmeiras na primeira fase do torneio e venceu as duas partidas do Choque-Rei. O Tricolor chegou á final, mas perdeu o título para o Independiente da Argentina. Os times se cruzaram mais uma vez em 1994 e os são paulinos mais uma vez superaram os alviverdes, desta vez nas oitavas de final. O time tricolor, na época comandado pelo técnico Telê Santana, avançou até a final, mas mais uma vez acabou derrotado por uma equipe argentina, o Velez Sarsfield.

Em 2005 o São Paulo derrotou o Palmeiras nos dois confrontos das oitavas, mas na ocasião bateu o Atlético (PR) na grande final e conquistou a taça da Libertadores. Em 2006 novo cruzamento entre alviverdes e tricolores e após um empate e uma vitória o clube do Morumbi avançou para as quartas. Na final derrota para o Internacional de Abel Braga e mais um vice do torneio continental.

O momento palmeirense parece bem superior ao do São Paulo, com a equipe de Abel Ferreira tendo vencido sete jogos consecutivos no Brasileirão, do qual é líder isolado, e fazendo ótimas apresentações na própria Libertadores. O torcedor alviverde espera no mínimo que o tabu no Choque-Rei internacional seja quebrado.