‘Emergente’ Lukaku enfrenta o consagrado Cristiano Ronaldo pela Eurocopa

0
44
Lukaku e Cristiano Ronaldo
Lukaku e Cristiano Ronaldo

Bélgica e Portugal se enfrentam neste domingo às 16 horas (horário de Brasília) em Sevilha, na Espanha, pelas oitavas de final da Eurocopa de 2020. A partida colocará face a face dois dos grandes nomes do futebol europeu e mundial nos últimos tempos: o belga Romelu Lukaku e o português Cristiano Ronaldo.

O craque da Bélgica foi o grande nome da Internazionale de Milão na última temporada do Campeonato Italiano que culminou com o título de sua equipe. Tem marcado muitos gols – três na atual edição da Eurocopa – e ao lado do companheiro Kevin De Bruyne forma uma dupla das mais criativas na Seleção Belga, considerada por muitos a melhor já montada pelo país em sua história.

Lukaku tem 28 anos, é centroavante e nasceu na Antuérpia, descendente de imigrantes do Congo. Trata-se de um verdadeiro “emergente” do futebol mundial que por ter menos idade que os consagrados Messi e Cristiano Ronaldo, por exemplo, é um forte candidato a ser eleito o melhor jogador do mundo.

Cristiano Ronaldo dispensa maiores comentários por tudo o que já fez e continua a fazer em sua vitoriosa carreira. Eleito várias vezes melhor jogador do planeta, o português é o primeiro atleta a atuar em cinco edições do torneio, maior artilheiro e mais vitorioso. O Gajo tornou-se também o maior artilheiro por seleções, com 109 gols marcados por Portugal. Parece não haver limites para ele, que já completou 36 anos e nasceu na Ilha da Madeira.

No confronto deste domingo pela Eurocopa a Bélgica chega um pouco melhor que Portugal. Na fase de grupos os belgas dominaram amplamente sua chave, se classificando com nove pontos e deixando bem para trás o segundo colocado, a Dinamarca, que teve três. A seleção de Lukaku e De Bruyne tem jogado um futebol vistoso e na última Copa do Mundo ficou na semifinal, derrotada pela França, após bater no Brasil nas quartas.

Portugal é o atual campeão europeu, mas chegou às oitavas este ano na “conta do chá”, com um terceiro lugar no Grupo F, que tinha ainda Alemanha e França. Os portugueses, porém, têm Cristiano Ronaldo e com ele em campo qualquer favoritismo do adversário pode cair por terra.

O jogo entre Bélgica e Portugal será transmitido ao vivo pelo Canal SporTV.