Atual bicampeã, seleção dos EUA estreia na Copa do Mundo Feminina

0
176
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A poderosa seleção dos Estados Unidos estreia nesta sexta-feira às 22 horas (de Brasília) na Copa do Mundo de Futebol Feminino da Austrália e da Nova Zelândia. Atuais bicampeãs, as americanas enfrentam a inexpressiva equipe do Vietnã, que fará sua estreia em um mundiais. O duelo ocorrerá no Eden Park, em Auckland, maior cidade neozelandesa.

As duas equipes seleções fazem parte do Grupo E do torneio mundial e têm em imensa disparidade de forças. Enquanto as bicampeãs, mesmo com mudanças significativas no grupo e jogadoras, chegam mais uma vez como grande favoritas, as vietnamitas não têm qualquer tradução na modalidade.

Além de serem as atuais bicampeãs, as americanas já conquistaram outros dois mundiais. Portanto, os Estados Unidos buscam sua quinta taça e, para isto contam, provavelmente pela última vez, com o talento de Megan Rapinoe, que deverá disputar o último mundial de sua vitoriosa carreira. Ela está acompanhada de outras veteranas, mas também de muitas jovem revelações do futebol feminino americano.

O Vietnã chegou à Copa do Mundo Feminina depois de conseguir bons resultados nas seletivas do Sudeste Asiático. Trata-se de uma equipe bem jovem e rápida, mas que não deverá dar muito trabalho para as bicampeãs do mundo. Estrear contra a mais importante equipe da modalidade em todo o mundo é algo visto pelas próprias vietnamitas como uma grande oportunidade  de aprendizado.

O técnico dos Estados Unidos, Vlatko Andonovski, tem promovido a transição de um grupo vitorioso, mas bastante veterano, para uma nova geração de atletas. Um exemplo é Sophia Smith, atacante de 22 anos, que tem um enorme potencial para tornar-se uma grande estrela do futebol feminino internacional.

No Vietnã o técnico Mai Duc Chung tem como destaque a goleira Kim Thanh Than, que fez grandes apresentações no ciclo de jogos que antecederam o Mundial Feminino da Austrália e da Nova Zelândia. Um empate, segundo o treinador, já seria um resultado extraordinário para sua seleção, mas perder de pouco também não seria humilhante, na avaliação de Thanh Than.

O jogo entre americanas e vietnamitas na estreia de ambas na Copa do Mundo Feminina será transmitido ao vivo para o Brasil pelo SporTV, CazéTV e Fifa+ a partir das 21h50 (horário de Brasília). O trio de arbitragem é todo do Marrocos, com Bouchra Karboubi no apito com a assistência de Fatiha Jermoumi e Soukaina Hamdi. No VAR estará Juan Martínez, da Espanha.

Prováveis escalações:

Estados Unidos: Naeher; Fox. Cook, Girma e Dunn; Sullivan, Sanchez e Horan; Smith, Morgan e Thompson.

Vietnã: Kim Thanh Than; Thu Tao Tran, Thu Thoung Luong, Diem My Le, Thu Tran e Loan Hoang; Bich Thuy Nguyen, Tran Thi Thuy Trang, Van Duong e Than Nha; Huynh Nhu.