Manchester City x Chelsea, a força do futebol inglês na final da Champions

0
24
Manchester City vs Chelsea

O mundo do futebol vai parar neste sábado para assistir à final da Uefa Champions League entre dois clubes ingleses, Manchester City e Chelsea, demonstrando mais uma vez a força do esporte na terra da Rainha. O confronto ocorrerá na Cidade do Porto, em Portugal, no Estádio do Dragão, a partir das 16 horas, horário de Brasília.

Com a pandemia do novo coronavírus dando sinais de desaceleração no continente e a vacinação em massa na Europa a Uefa autorizou a presença de 16,5 mil torcedores no estádio para assistirem à final do importante torneio.

O Chelsea tenta sua segunda taça – em 2012 foi campeão europeu e perdeu a final do Mundial da Fifa para o Corinthians.  Na atual temporada eliminou entre outros o poderoso Real Madrid, recordista de conquistas da Champions, que levou para a Espanha em 13 oportunidades.

Do outro lado o forte Manchester City, campeão inglês, comandado pelo vitorioso técnico Pep Guardiola, que na semifinal bateu o Paris Saint Germain de Neymar, Mbappé e cia. A equipe é apontada como favorita ao título, mas o Chelsea derrotou os Citizens na semifinal da Copa da Inglaterra, embora tenha perdido a decisão para o Leicester.

Independentemente de quem seja o campeão, a final prova mais uma vez que o futebol inglês tem dominado o continente europeu. Em 2019, por exemplo, Liverpool e Tottenham fizeram a decisão e os Reds de Salah conquistaram o título.

No retrospecto de confrontos entre os Blues e os Citizens os primeiros levam vantagem, com 69 vitórias, 40 empates e 58 derrotas para o clube de Manchester. Guardiola já conquistou o torneio em duas oportunidades com o Barcelona. O treinador do Chelsea, Thomas Tuchel, chegou a ir a uma final na temporada de 2019/2020 com o Paris Saint Germain, mas acabou derrotado pelo Bayern de Munique e ficou com o vice-campeonato.

O jogo decisivo da Champions será transmitido ao vivo para o Brasil pela TNT Sports.