Mais de um ano após o início do torneio Atlético (GO) e Goianésia decidem neste sábado às 16h30, em jogo único, o Campeonato Goiano ainda de 2020. O confronto ocorrerá no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Por ter tido melhor campanha na fase de classificação o time da capital tem o mando de campo.
O Goianão de 2020 foi paralisado em março por causa da pandemia do Novo Coronavírus e recomeçou apenas em janeiro de 2021. Para chegar à decisão o Dragão rubro negro eliminou o Anápolis nas quartas de final e o Aparecidense na semifinal. O clube tenta seu 15º título goiano e se conseguir vai igualar o rival Vila Nova.
O Dragão terminou com vitória o Brasileirão e embalado para decidir o Goianão, vencendo o rebaixado Coritiba por 3 x 1, e fez sua melhor campanha na história da competição, com 50 pontos na 13º colocação da Série A, superando os 48 que obteve em 2011 no mesmo torneio nacional.
O Goianésia chega pela primeira vez a uma final de Campeonato Goiano. O Azulão do Vale eliminou o Crac e o Jaraguá nas fases anteriores. Antes o clube já tinha chegado a três semifinais em 2013, 2014 e 2015.
O Azulão é um clube que tem uma boa organização administrativa e passa por um acelerado processo de crescimento no futebol goiano. Um título sobre o clube do capital apenas viria coroar o bom trabalho da diretoria.
Esta será a 15º final envolvendo um cube da capital e um do interior. Apenas quatro times interioranos conseguiram o título: o Anápolis (1965), Crac (1967 e 2004), Goiatuba (1992) e Itumbiara em 2008.
A partida decisiva do Campeonato Goiano será transmitida apenas para o próprio estado pela TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo de Televisão.