Bahia anuncia acerto com Rogério Ceni

0
201
Foto: SPFC/Divulgação

O Bahia anunciou na tarde deste sábado a contratação do técnico Rogério Ceni, que estava livre no mercado desde que deixou o São Paulo, clube no qual teve uma longa e vitoriosa carreira como goleiro, conquistando vários títulos com o tricolor do Morumbi. O novo treinador da equipe baiana desembarcará em Salvador neste domingo.

Ceni acertou com o Bahia um contrato até o final de 2025 e substituirá o treinador português Renato Paiva, eu não aguentou a pressão pelos maus resultados da equipe no Brasileirão e pediu demissão. O ex-goleiro exigiu completa autonomia nas decisões sobre o departamento de futebol do Tricolor de Aço.

O novo homem forte do futebol do Bahia começou a carreira como treinador no próprio São Paulo, mas teve seus melhores momentos no comando do Fortaleza, clube pelo qual conquistou a Copa do Nordeste e a Série B nos anos de 2018 e 2019, além do bicampeonato cearense.

Rogério Ceni também teve uma rápida, mas vitoriosa passagem pelo Flamengo, no qual conquistou um Brasileirão, um Carioca e a Supercopa do Brasil em 20121. De volta ao são Paulo o treinador foi vice-campeão paulista e da Copa Sul-Americana, mas uma série de resultados negativos levou à sua demissão do Morumbi.

O polêmico técnico é conhecido por seu estilo centralizador – para alguns muito autoritário – e temperamento forte. Apesare de seus bons resultados em pouco tempo de carreira, Rogério Ceni costuma ter problemas de relacionamento com atletas e mesmo funcionários dos clubes pelos quais passa, o que acaba causando problemas extracampo e pressões por parte de torcedores.

Agora Ceni terá mais oportunidade no Bahia, que no último ano passou a ser uma SAF ligada ao poderoso Grupo City, mas que no atual Brasileirão ocupa apenas a 16ª posição, com 22 pontos, um a mais que o Santos, equipe que no momento abre a zona de rebaixamento.