Brasil e Espanha farão amistoso contra o racismo em 2024

0
229
Foto: Reprodução

A CBF acertou com a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) a realização de um amistoso em março do próximo ano para marcar a união dos dois países na luta contra o racismo, colocada ainda mais em evidência depois que o brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, foi alvo de sucessivas manifestações de preconceito por torcedores naquele país europeu.

O confronto fará parte da primeira data Fifa de 2024, e deverá ocorrer, então, entre os dias 18 e 26 de março do ano que vem. O lema da partida será “Uma só pele”. As duas federações têm se aproximado nas últimas semanas para combater o racismo que tem manchado as partidas de futebol em vários países do mundo, em especial na própria Espanha.

Brasil e Espanha não jogam entre si desde 2013, na Copa das Confederações, quando os sul-americanos venceram por 3 x 0 no Maracanã cheio. O retrospecto contra os espanhóis é favorável à seleção canarinho, que venceu cinco vezes, perdeu duas e houve dois empates. O Brasil fez 14 gols nestes confrontos e levou oito.

Depois dos seguidos de casos de preconceito envolvendo Vini Júnior em partidas por La Liga e a péssima repercussão para o futebol espanhol em todo o mundo, a federação de futebol daquele país resolveu se movimentar para combater o racismo e demonstrar de maneira mais efetiva que não concorda com o que aconteceu. Outras iniciativas em parceria com a CBF deverão acontecer nos próximos meses.