Começa hoje a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Botafogo e Athletico (PR) estreiam

0
103
Foto: Divulgação

Começa nesta terça-feira, primeiro dia útil do ano de 2024, a maior competição de juniores interclubes do planeta, a Copa São Paulo, carinhosamente apelidada de “Copinha”, que já revelou para o Brasil e o mundo grandes atletas em suas 52 edições anteriores. Em campo já estarão dois dos grandes clubes do País que, curiosamente, jamais conquistaram o torneio, Botafogo (RJ) e Athletico (PR).

Ao todo 128 clubes disputarão a Copinha este ano, divididos em 32 grupos que quatro equipes cada, que se enfrentarão em turno único. Os dois primeiros de cada chave avançarão para a etapa eliminatória da competição. Como tradicionalmente ocorre, a grande decisão será no dia de aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro, desta vez no Estádio do Pacaembu. Ao contrário do que aconteceu em alguma edições anteriores, neste ano não participarão clubes estrangeiros.

Às 21h30 o Botafogo (RJ) estreará enfrentando o Tiradentes, do Piauí. Os dois times fazem parte do Grupo 5, que também tem a Francana e o Rio Claro. Único clube que não tem a Copinha em sua coleção de troféus, o alvinegro carioca teve como melhor colocação um vice-campeonato em 1971, quando perdeu para o Fluminense nos pênaltis.

No Grupo 2, o Athletico (PR) enfrenta o Sparta (TO) às 19h15. O Furacão também tem como melhor resultado na história da competição um vice-campeonato, conquistado em 2009, perdendo para o Corinthians na decisão do torneio. Portuguesa (RJ) e Catanduva (SP) também compõem o grupo.

O Palmeiras é o atual bicampeão da Copinha, mas o recordista de títulos é justamente o arquirrival do Verdão, o Corinthians, que conquistou o torneio em dez oportunidades e chegou á decisão em mais oito oportunidades ao longo da história.