Conmebol remarca datas de finais da Recopa entre Fluminense e LDU. Hora da revanche se aproxima

0
99
Imagem: Divulgação

Campeão da Libertadores no ano passado, o Fluminense está muito perto de poder ter uma revanche contra a LDU, que derrotou duas vezes o tricolor carioca em finais continentais importantes em 2008 e 2009. A Conmebol marcou as datas das finais da Recopa Sul-Americana, que ocorrerão em fevereiro.

Inicialmente as datas para a decisão eram 22 e 29 do próximo mês, mas a entidade máxima do futebol no continente as remarcou para 21 e 28 de fevereiro. O primeiro duelo ocorrerá em Quito, a partir das 21h30 (de Brasília) e no mesmo horário o Rio de Janeiro sediará o jogo de volta uma semana depois.

Campeã da Sul-Americana na temporada passada, a LDU venceu o Fluminense na decisão da Libertadores em 2008 e, no ano seguinte, tornou a bater no tricolor das Laranjeiras, desta vez pela final do mesmo torneio que os equatorianos conquistaram no ano passado. Ainda hoje, e apesar a taça da Libertadores em 2023, muitos tricolores sonham com uma vingança, o que poderá enfim ocorrer em fevereiro.

Em 2008 o Fluminense perdeu o jogo de ida por 4 x 2, em Quito, e no Maracanã venceu por 3 x 1, levando a decisão para os pênaltis, quando a LDU sagrou-se campeã com o mesmo placar diante de 86 mil tricolores. Thiago Neves, Conca e Washington erram suas cobranças e o time comandado pelo técnico Renato Gaúcho teve de se contentar com o vice-campeonato.

No ano seguinte, na final da Sul-Americana, os cariocas foram impiedosamente goleados por 5 x 1 fora de casa e venceram por 3 x 0 no Maracanã, faltando um gol para levar a decisão para mais uma série de cobrança de penalidades máximas. Para chegar à Recopa a sempre perigosa LDU bateu o Fortaleza nos pênaltis por 4 x 3 depois de um empate de 1 x 1 no tempo normal. A final sul-americana de 2023 aconteceu em Montevidéu e os cearenses pela primeira vez chegaram tão longe em algum torneio internacional.