Espanhol Roberto Martínez é o novo técnico de Portugal

0
262
Foto: Federação Portuguesa de Futebol

Portugal tem um novo técnico, em substituição a Fernando Santos. Trata-se do espanhol Roberto Martínez, anunciado na manhã desta segunda-feira, em Lisboa. Aos 49 anos, Martínez dirigiu a seleção belga por vários anos e adiantou que terá uma conversa com a maior estrela lusa na última década, Cristiano Ronaldo, que passa por um momento de decadência na carreira.

O novo treinador de Portugal comandou a Bélgica nas duas última copas e conseguiu montar um grupo muito forte. No Mundial de 2018 foi o algoz da Seleção Brasileira, derrotando a equipe de Tite por 2 x 1 nas semifinais do torneio.

A princípio Martínez terá um contrato com a Federação Portuguesa até 2026, portanto é o escolhido para comandar a seleção nas eliminatórias da copa e, caso obtenha a classificação, também no próximo mundial. Seu antecessor, Fernando Santos, estava no cargo desde 2014 e entrou para a história em 2014 depois e conquistar o primeiro e único título europeu da Seleção de Portugal.

Roberto Martínez agradeceu pela escolha e se comprometeu a apender o idioma português. Curiosamente, ele jamais trabalhou na Espanha, seu país. Ex-atleta de equipes britânicas, começou a carreira de treinador no Swansea, no País de Gales. Em seguida comandou o Wigan e o Everton, em 2013.

Entre os treinadores que chegaram a ser especulados para o comando da Seleção de Portugal estavam José Mourinho, o francês Zinedine Zidane e o espanhol Luís Enrique, mas nenhum deles teria aceitado o convite feito pela federação lusa.

Segundo Martínez, apesar de não estar atravessando uma boa fase técnica, o supercraque Cristiano Ronaldo merece respeito por tudo o que já fez pela seleção portuguesa e pelo futebol mundial. Por isto, pretende conversar com o experiente jogador. Na verdade, o novo treinador luso adiantou que quer entrar em contato com todos os atletas convocados para o recente mundial, realizado no Catar.