O sonhado título da Uefa Champions League pelo Paris Saint Germain não veio e o clube francês acabou derrotado pelo Bayern de Munique, que merecidamente levantou a taça. Mas, mesmo arrasado pela derrota e perda do título, o brasileiro Neymar tem sido muito elogiado pelos comentaristas esportivos europeus, que acreditam que o atleta fez sua melhor apresentação do torneio.

Antes envolvido em polêmicas e criticado pelo que muitos consideravam um excesso de “teatralidade” nos momentos em que levava alguma falta, o atacante assumiu uma posição de protagonista no PSG, juntamente com o jovem Mbappé e o experiente Di Maria, e atuou muito bem em várias partidas da Champions, embora não tenha jogado tudo o que sabe na final com o Bayern.

O clube francês nunca tinha chegado tão longe em uma edição da principal competição do continente, uma antiga obsessão do PSG. Até hoje, o único na França que conquistou a Champions foi justamente o maior rival do PSG, o Olympique de Marselha em 1993, o que sempre perturba diretores e torcedores do clube parisiense.

Consciente do grande sonho do PSG, Neymar assumiu a responsabilidade e esteve muito motivado. Não fugiu de divididas no gramado, liderou companheiros e evitou envolver-se em polêmicas dentro ou fora do campo. Enfim, fez valer a pena o investimento dos franceses para tirá-lo do Barcelona em 2017 – cerca de R$ 1,5 bilhão.

Neymar não parou suas atividades enquanto esteve de quarentena por causa da pandemia de Coronavírus e treinou forte e sob orientação profissional em casa. Tão grande dedicação e desempenho superior em campo tiveram como consequência mais imediata o fato de o nome do brasileiro ser listado entre os candidatos a melhor do mundo, juntamente com o polonês Lewandowski, do Bayern de Munique.

Independentemente de ser escolhido o melhor do mundo ou da derrota na final da Champions, este foi um grande ano para Neymar. Agora é levantar a cabeça e seguir em frente!