São Paulo tentará anular jogo contra o Fluminense que perdeu de 2 x 0 no Maracanã

0
192
Arbitro de Video
foto: Fernando Torres / CBF

A diretoria do São Paulo analisou o caso e decidiu que pedirá ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a anulação da partida que disputou e perdeu há uma semana contra o Fluminense no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro.

Para os dirigentes são paulinos o árbitro Paulo César Zanovelli cometeu um erro de direito ao validar o primeiro gol dos cariocas, marcado por Kauã Elias. O Fluminense venceu o duelo por 2 x 0.

Ao validar o tento, na visão da diretoria do São Paulo, o juiz teria deixado de cumprir uma regra do futebol e prejudicado os paulistas. O caso começa com uma disputa de bola entre Calleri e Thiago Santos ocorrida no meio de campo, ainda no primeiro tempo da parida no Maracanã. Paulo César Zanovelli vê falta do argentino, mas dá a vantagem ao tricolor carioca, pois a bola sobrou para o zagueiro Thiago Santos, do Fluminense.

Para o São Paulo, ao ter dado vantagem no primeiro lance o árbitro deveria ter marcado falta de Thiago Silva, por ele ter colocado a mão na bola. O jogador do time das Laranjeiras teria entendido que a falta tinha sido marcada, a ajeitou e recolocou em jogo.

Na sequência do lance saiu o gol de Kauã Elias, o que gerou reclamações dos paulistas. Tais fatos, para a diretoria são paulina, já bastariam para anular o tento dos cariocas, o que não aconteceu. A divulgação das imagens e do áudio da revisão gerou revolta no Morumbis, com o juiz se contradizendo ao ver o lance no monitor do VAR.

O artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CNJD) prevê a possibilidade de anulação de um jogo em que o árbitro deixar de cumprir uma regra do futebol. Apesar da reclamação do São Paulo, a chance de a partida ser anulada é muito pequena. Mesmo assim a diretoria são paulina considerou necessário demonstrar seu repúdio ao lance no qual o clube paulista teria sido prejudicado.