A Série A do Brasileirão-25 não chegou nem à metade e o VAR segue envolvido em polêmicas. Criado para, supostamente, corrigir os erros mais crassos da arbitragem, o Árbitro Assistente de Vídeo – tradução do inglês – segue gerando muitas discussões envolvendo, indistintamente, técnicos, atletas e torcedores.
Abaixo faremos uma análise do desempenho do VAR até a oitava rodada do Campeonato Brasileiro deste ano. Qual o impacto nos resultados dos jogos, decisões mais questionadas e opiniões de especialistas no assunto.
VAR no Brasileirão/25, números até a oitava rodada
Um levantamento do portal Globo Esporte e da CBF chegou a estes números:
-
Lances revisados pelo VAR: 62
-
Gols anulados: 21
-
Pênaltis assinalados com auxílio da ferramenta: 15
-
Cartões vermelhos distribuídos depois de revisão: 9
-
Tempo de paralisação por checagem: em média três minutos e 18 segundos
As maiores polêmicas
Pênalti contestado e reversão de expulsão em Flamengo x Grêmio
O caso aconteceu na quinta rodada. Chamado pelo VAR para revisar um possível pênalti, sobre Pedro, do rubro negro, o árbitro analisou longamente e manteve a penalidade, o que gerou muitos protestos do gremistas.
Comentário de Paulo César de Oliveira, especialista em arbitragem:
“Foi um lance interpretativo, mas a demora e a falta de clareza na decisão só aumentaram a revolta. O VAR não pode ser protagonista.“
Gol anulado no fim do jogo entre Palmeiras e Atlético (MG)
Hulk marcou o gol de empate para o time mineiros já nos acréscimos, mas o tento acabou anulado, pois o VAR detectou um toque de mão, na verdade milimétrico, do atacante Paulinho na origem da jogada. O Atlético-MG fez um protesto formal. A diretoria do Galo alegou falta de critério.
Pênalti não marcado no jogo entre Botafogo e Bahia faz John Textor ficar furioso
O americano John Textor, dono da SAF do Botafogo, novamente acusou a arbitragem brasileira de prejudicar o alvinegro carioca. Isso porque o VAR preferiu não recomendar revisão em um lance de possível penalidade sobre Tiquinho Soares. O fato ocorreu em 2024.
“Isso é uma vergonha internacional. Estão tirando o Botafogo da disputa.“
– Textor desabafou no X.
Propostas em debate para o VAR no Brasil
Proposta | Status Atual |
---|---|
Áudio do VAR em tempo real | Em análise pela CBF |
Menor tempo de checagem | Testes estão em andamento |
Mais treinamento para os árbitros | Aprovado |
Painel de transparência para os torcedor | Segue em avaliação |
CONCLUSÃO
Se o argumento para a implantação do VAR no Brasil foi evitar irregularidades e promover a justiça nos gramados, o fato é que a tecnologia divide as opiniões de todos. Entre os principais problemas estariam a demora, a falta de transparência e a não padronização.
Mesmo acertando em muitos casos, e conseguindo corrigir erros claros de arbitragem, o VAR precisa se tornar mais ágil e confiável. O ideal é que cumpra seu papel, mas jamais exerça qualquer tipo de protagonismo em um jogo de futebol. Fica o desafio para o restante do Brasileirão de 2025 e as próximas temporadas.