Palmeiras volta a viver tensão antes de uma final da Libertadores: um roteiro conhecido?

7
Palmeiras logo
Imagem: Reprodução

Não será a primeira vez que o Palmeiras decidirá uma edição de Taça Libertadores atravessando um mau momento na temporada. Nas conquistas de 2020 e do ano seguinte o alviverde vinha de péssimos resultados e mesmo assim conseguiu conquistar os títulos do torneio continental.

O fato, é claro, dá esperança aos torcedores do Verdão. Afinal, o time de Abel Ferreira – presente como técnico nas duas conquistas no início da década – está há cinco partidas sem vencer no Brasileirão-25

Bet365 button

Depois  de liderar a Série A deste ano por algumas rodadas, até mesmo com uma boa margem em relação aos principais concorrentes, a situação começou a se complicar para o Palmeiras. O time paulista viu o Flamengo – adversário na final da Libertadores do próximo sábado em Lima, no Peru – chegar à ponta e praticamente carimbar o troféu do brasileiro.

SITUAÇÃO PARECIDA

Há semelhanças entre a situação atual do Palmeiras e o que aconteceu em 2020 e 2021. Há cinco anos, já sob o comando de Abel, o alviverde fez a final  contra o Santos e venceu depois de ter perdido dois jogos e empatado um. Além disso, nas seis partidas antes da decisão o Verdão só tinha conseguido uma vitória.

Em 2021, antes de enfrentar o mesmo Flamengo na decisão da Libertadores, o Palmeiras havia perdido três jogos e empatado um. O Palestra, inclusive, foi derrotado pelo São Paulo por 2 x 0 com uma péssima atuação. na época os torcedores ficaram muito irritados e pessimistas em relação às chances da equipe verde no torneio continental.

Abel Ferreira e seus comandados, porém, deram a volta por cima e bateram o rubro negro, conquistando o tricampeonato da Libertadores com brilho.

SUPERAÇÃO 

O histórico de superação da equipe na era Abel Ferreira, mesmo levando em conta apenas este ano, deixa muitos torcedores ainda confiantes no tetracampeonato da competição sul-americana.

Na semifinal da atual edição, por exemplo, o Palmeiras levou um verdadeiro banho de bola da LDU no duelo de ida em Quito, perdendo por 3 x 0 no estádio do adversário. Muitos chegaram a dar por certa a eliminação.

Entretanto, o Palestra inverteu a vantagem dos equatorianos e com uma exibição de gala golearam de 4 x 0 no Allianz Parque, em São Paulo. O resultado épico garantiu o Palmeiras na final contra o Flamengo e mais uma vez confirmou a fama de Abel Ferreira de “ter um pacto”, como muitos torcedores, inclusive de outros clubes, costumam falar, brincando ou não.

CONCLUSÃO

O fator é que, mesmo com o Flamengo atravessando um momento espetacular no Brasileirão-25 – muito próximo da conquista do título nacional -, o Palmeiras não pode ser menosprezado.

Afinal, sob a batuta de Abel, o alviverde costuma se superar nos momentos mais decisivos e em que tudo parece perdido. Enfim, tudo sugere que Flamengo e Palmeiras farão uma grande decisão no próximo sábado em Lima. A final começará às 18 horas (de Brasília), com transmissão direta pela Rede Globo, Premiere e SporTV.