Botafogo bate o Flu e mantém-se na liderança do Brasileiro

0
157
Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Em jogo muito disputado em que o alvinegro comandou as ações ofensivas, o Botafogo bateu o Fluminense por 1 x 0 no Estádio Nilton Santos e manteve-se na liderança da Série A do Campeonato Brasileiro. Como sempre ocorre com as equipes comandadas pelo técnico Fernando Diniz, o tricolor teve muito mais posse de bola, mas o time de General Severiano primou pela eficiência.

O gol da vitória foi marcado pelo zagueiro Victor Cuesta aos 29 do segundo tempo depois de assistência de Tiquinho Soares na pequena área do Flu. Jogadores do tricolor e o técnico Diniz reclamaram muito de uma possível irregularidade no lance, com uma falta sobre um de seus zagueiros, mas após consulta ao VAR o tento acabou validado pelo árbitro. No final da partida o treinador da equipe de Laranjeiras ainda acabou expulso por reclamações mais acintosas ao juiz.

O jogo já começou adiantando as linhas ofensivas e pressionando a saída de bola do adversário. O Fluminense foi o primeiro a levar perigo pelo lado esquerdo após finalização de Gabriel Pirani. Júnior Santos respondeu logo em seguida com chute de fora da área que o goleiro Fábio mandou para escanteio.

O tricolor tentava explorar possíveis buracos na devesa do alvinegro, mas o goleiro do Botafogo, Lucas Perri, não fez nenhuma defesa. Por outro lado, a equipe de General Severiano fez nada menos que 19 finalizações contra somente três do adversário. No segundo tempo a história se repetiu, com muita intensidade dos donos da casa e os visitantes se segurando e buscando os contra-ataques.

As principais armas ofensivas do Fluminense, Cano, Ganso e Árias, foram totalmente anuladas pelo forte e eficiente sistema defensivo do Botafogo, que em nenhum momento do confronto clássico deixou de buscar a vitória para manter-se na ponta do campeonato brasileiro.

Com o final da partida e o segundo triunfo consecutivo do Botafogo sobre o tradicional rival carioca, o alvinegro chegou a 18 pontos e ficou secando o Palmeiras no clássico contra o Santos na Vila Belmiro. Com a derrota o Fluminense manteve-se em terceiro lugar, com 13, mas pode ser ultrapassado na rodada pelo Cruzeiro, que enfrentará o Cuiabá em casa e pode subir a 15.

Na próxima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro o Botafogo mais uma vez jogará no Nilton Santos, enfrentando o América (MG) no domingo às 19 horas. Já o Fluminense vai encarar o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo.