Mais um Clássico Vovô ocorre neste sábado às 21 horas, no Maracanã, pela 27ª rodada do Brasileirão-24. Em jogo, pelo lado botafoguense, estará a liderança do campeonato, com a manutenção dos três pontos de vantagem que o alvinegro tem sobre o Palmeiras na briga pelo título. Do lado tricolor a luta é para se afastar definitivamente da perigosa zona de rebaixamento.
O time das Laranjeiras não vence o rival há mais de dois anos, desde junho de 2022 e saiu derrotado nos cinco últimos confrontos. Em seis duelos o alvinegro ainda empatou um e tem tido supremacia absoluta no clássico, o que já incomoda os torcedores do tricolor, atual campeão da Libertadores.
O Fluminense está na 16ª posição da Série A, com 27 pontos, e na última rodada perdeu para o Juventude de virada por 2 x 1, fora de casa. No meio da semana, entretanto, a equipe comandada por Mano Menezes bateu o Atlético Mineiro pelas quarta de final da Libertadores, no Maracanã, e jogará por um empate na volta em Belo Horizonte para passar à semifinais do torneio internacional.
O Botafogo está na ponta do Brasileirão-24, com 53 pontos, e está há sete partidas invicto. Pela Libertadores o time de Artur Jorge pressionou muito, mas não saiu de um empate sem gols no confronto de ida das quartas de final, ocorrido no Estádio Nilton Santos no meio da semana.
Para o jogo de hoje o técnico Mano Menezes não terá a zaga titular, pois Thiago Silva está com um problema no calhar direito e Thiago Santos suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo na derrota para o Juventude na última rodada. Felipe Melo começará no sistema defensivo.
No Botafogo o único desfalque é o volante Marlon Freitas, que cumprirá suspensão automática por ter levado o terceiro amarelo. Em sua vaga deverá entrar Tchê Tchê. Como o time terá a partida de volta contra o São Paulo pela Libertadores no meio da semana é provável que Artur Jorge ainda faça algumas substituições. Luiz Henrique, por exemplo, deverá começar no banco e Matheus Martins tende a ser o titular.
O confronto entre Fluminense e Botafogo pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro terá a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio (GO), auxiliado por Bruno Raphael Pires e Guilherme Dias Camilos, também da Federação Goiana. No VAR estará o catarinense Rodrigo D’ Alonso Ferreira. A partida terá a transmissão ao vivo pelo canal Premiere a partir das 20h50, direto do Estádio do Maracanã.