O Botafogo recebe o Fortaleza neste sábado às 21 horas, no Estádio Nilton Santos, pela décima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de manter-se na liderança do torneio nacional. Os cearenses estão em nono lugar e precisam se manter para não se aproximarem do Z-4.
No momento o alvinegro carioca tem 21 pontos – dois a mais que o Palmeiras, que terá o clássico com o São Paulo no Morumbi no domingo à tarde – e o técnico do time carioca tem como meta terminar com alguma folga na ponta da competição, que terá uma paralisação de mais de dez dias para a data Fifa.
O artilheiro Tiquinho Soares deverá voltar ao time após ter ficado de fora do compromisso do Botafogo pela Copa Sul-Americana no meio da semana, quando o alvinegro de General Severiano empatou em 0 x 0 com a LDU fora de casa e também se manteve na liderança do torneio continental. Por outro lado, o técnico Luís Castro não poderá contar com Gabriel Pires, contundido. O capitão Marçal, também lesionado, seguirá de fora.
O Fortaleza, comandado pelo bom treinador Juan Pablo Vojvoda, também jogou pela Sul-Americana no meio da semana, perdendo de 1 x 0 para o Estudiantes de Mérida, da Venezuela. Apesar da derrota, o tricolor cearense segue na liderança de sua chave na competição internacional. O Leão do Pici tem 14 pontos, sete a menos que o adversário deste sábado, e está na nona posição do Brasileirão.
Ao todo Botafogo e Fortaleza já se enfrentaram 18 vezes, com ampla vantagem do alvinegro carioca sobre os cearenses. O Glorioso venceu 12 vezes, perdeu apenas três e aconteceram três empates. A maioria dos confrontos ocorreu em duelos pelo Campeonato Brasileiro.
O jogo entre Botafogo e Fortaleza terá a transmissão direta dos canais SporTV e Premiere direto do Nilton Santos, a partir das 20h50. O árbitro da partida será Wilton Pereira Sampaio, da Federação Goiana. Leone Carvalho Rocha (GO) e Victor Hugo Imazu (PR) serão os bandeirinhas. A paulista Daiane Muniz estará no VAR.
Prováveis escalações:
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Cuesta, Adryelson e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Victor Sá, Júnior Santos e Tiquinho Soares (Matheus Nascimento).
Fortaleza: João Ricardo; Dudu, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Pochettino; Pikachu, Romarinho, Lucero e Galhardo