Contra o Corinthians, São Paulo tenta quebrar tabu em Itaquera

0
178
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Corinthians e São Paulo fazem neste domingo na Neo Química Arena, às 16 horas, mais uma edição do Clássico Majestoso, valendo pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em jogo, além dos três pontos, um tabu que já dura nove anos do tricolor do Morumbi sem vencer o arquirrival em duelos em Itaquera.

Em 16 jogos entre os tradicionais adversários na Neo Química Arena, o Corinthians venceu dez e empatou seis. No retrospecto geral do clássico o Timão também tem ampla vantagem, com 132 triunfos, 109 derrotas e 114 empates. Em má situação na tabela de classificação da atual edição da Série A, o alvinegro precisa, mas do que nunca, contar com a superioridade histórica sobre o tricolor como um fator de motivação.

Os donos da casa não vencem há quatro jogos e estão em 16º lugar na classificação, com quatro pontos, mesma pontuação do Cuiabá, que abre a zona de rebaixamento, mas perde nos critérios de desempate. Vencer o São Paulo é fundamental para que o time comandado por Vanderlei Luxemburgo iniciar uma recuperação na tabela.

O São Paulo vive situação diametralmente oposta. O tricolor está invicto há sete partidas, com quatro vitórias e três empates e ainda não perdeu desde que o técnico Dorival Júnior assumiu o comando, substituindo Rogério Ceni, demitido pela diretoria depois de um ano e meio no clube. A equipe do Morumbi está em nono lugar, com nove pontos, mas se vencer o Timão, além de quebrar um longo tabu em Itaquera, tem chance de chegar ao G-4, dependendo dos resultados de outros concorrentes.

No último jogo entre as equipes o Timão venceu por 2 x 1 no Morumbi, valendo pela primeira fase do Campeonato Paulista, competição na qual ambos os times ficaram de fora da decisão e acabou conquistada pelo Palmeiras, derrotando o surpreendente Água Santa na final.

Para o duelo com o São Paulo o técnico Vanderlei Luxemburgo terá o retorno de Fausto Vera, que estava suspenso, para tentar sua primeira vitória desde que voltou ao clube do Parque São Jorge. Na frente Giuliano e Matheus Araújo disputam uma posição. O treinador ainda poderá fazer mais algumas alterações para o clássico.

No São Paulo Dorival Júnior terá a baixa de Rodrigo Nestor, expulso do jogo contra o Fortaleza no último compromisso do time do Morumbi. O técnico escolherá entre Luan e Gabriel Neves quem será o substituto.

O clássico paulista pela sexta rodada do Brasileirão será transmitido ao vivo para todo o País pelo canal Premiere e pela Rede Globo para muitos estados a partir das 15h45. o juiz do jogo será o carioca Bruno Arleu de Araújo, do quadro de árbitros da Fifa, auxiliado por Luiz Cláudio Regazone e Michel Correia, também do Rio de Janeiro. No VAR estará o paraibano Wagner Reway.

Prováveis escalações:

Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Matheus Bidu (Fábio Santos); Toni, Fausto Vera, Giuliano (Matheus Araújo) e Adson; Roger Guedes e Yuri Alberto.

São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Gabriel Neves (Luan), Pablo Maia, Alisson e Michel Araújo (Marcos Paulo); Luciano e Calleri.