Mais um ano sem títulos, São Paulo ainda pode perder vaga direta na Libertadores

0
101
São Paulo
foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O empate de 1 x 1 com o Palmeiras no clássico realizado na última sexta-feira no estádio do Morumbi tirou de vez as chances do São Paulo de conquistar o Brasileirão de 2020 e deixou o tricolor mais um ano na fila das conquistas. Desde 2012 sem levantar uma taça, o clube paulista acumulou 35 campeonatos perdidos em sequência, num dos maiores jejuns de sua gloriosa história.

A trajetória são paulina no Brasileirão deste ano, porém, ainda não terminou. O tricolor da capital paulista ainda tem duas partidas – contra Botafogo no Rio de Janeiro e Flamengo no Morumbi – e precisa de no mínimo quatro pontos nos dois compromissos para assegurar, sem depender de outros resultados, uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores.

A temporada para o São Paulo em 2020 parecia durante muito tempo que caminhava para o fim do incômodo jejum e completa consagração. Sob o comando do técnico Fernando Diniz a equipe apresentava um ótimo futebol e chegou à semifinal da Copa do Brasil, onde acabou eliminado pelo Grêmio em pleno Morumbi.

A maior decepção, porém, ocorreu no próprio Brasileirão. O clube paulista chegou a ter nada menos sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado e manteve a liderança por muito tempo. Aos poucos, porém, o time começou a perder a pegada e naufragou melancolicamente no que pode ter sido – segundo alguns memes produzidos por seus grandes rivais – o “maior cavalo paraguaio” da história do torneio nacional.

Jogadores consagrados como o experiente Daniel Alves, ex-seleção brasileira, renderam muito abaixo do esperado e a contusão e afastamento do atacante Luciano por várias partidas prejudicou bastante o setor ofensivo do time. O maior problema, porém, esteve mesmo na defesa, que falhou seguidamente justamente na reta final do Brasileirão.

O São Paulo agora precisa tomar cuidado para não perder a vaga direta na Libertadores para o surpreendente Fluminense, um time de garotos que vem se apresentando de maneira excepcional na Série A.  Com empate com o Palmeiras o tricolor está em terceiro lugar, com 63 pontos, mas ainda poderá ser ultrapassado nesta rodada.