Centésima partida entre Cruzeiro e Vasco ocorrerá na Série B, na próxima quinta-feira

0
89
Cruzeiro vs Vasco

Um dos maiores duelos da história do futebol brasileiro pela primeira vez ocorrerá na Série B, quando Cruzeiro e Vasco se enfrentarem pela centésima vez no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, na próxima quinta-feira às 21h30.

O clássico duelo entre clubes de estados vizinhos na Região Sudeste do País decidiu o Campeonato Brasileiro de 1974, quando os cariocas conquistaram o torneio ao bater a Raposa por 2 x 1 no Maracanã com um público de 113 mil pessoas.

Em 1975 os dois times se enfrentaram pela Copa Libertadores em duas oportunidades, com um empate de 1 x 1 e um triunfo dos mineiros por 3 x 2. Cruzeiro e Vasco também se cruzaram em quatro edições da Copa do Brasil e em todas a Raposa passou. No ano 2000, pela semifinal da então Copa João Havelange, equivalente ao Campeonato Brasileiro, os vascaínos levaram a melhor e depois chegaram ao título do torneio nacional.

O último confronto em uma edição de Copa Libertadores aconteceu em 2018 e mais uma vez o vitorioso foi o Cruzeiro, eliminando os cariocas na fase de grupos do torneio continental. Agora, pela primeira vez, o grande clássico será pela disputa da Série B.

Em 99 jogos disputados entre os tradicionais rivais o Cruzeiro venceu 36, o Vasco 32 e houve 31 empates. A primeira partida entre mineiros e cariocas aconteceu no distante ano de 1927 e terminou empatado em 1 x 1.

Na Série B deste ano o Vasco está um pouco melhor. O Cruzmaltino tem sete pontos e está em nono lugar. O Cruzeiro, que disputa pelo segundo ano consecutivo o torneio, está em 18º, na zona de rebaixamento da competição, com apenas quatro pontos.