Chances de acesso do Botafogo sobem para quase 94%

0
13
Botafogo

O ótimo resultado obtido contra o Brusque na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro – vitória de 3 x 0 no Estádio Nilton Santos – deixou o Botafogo muito perto de voltar à elite do futebol nacional já em 2022.

Segundo o Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a equipe carioca tem hoje 93,9% de chance de acesso à Série A. Apesar de ainda restarem sete jogos para o término do campeonato, somente uma tragédia tira a vaga do Botafogo na divisão de ponta do País.

Mais do que isto, a chance de título da Série B pelo Glorioso também cresceu e está bem mais parelha à do Coritiba. Enquanto o líder está com 48,2% de chance de levantar a taça, os cariocas têm 35,4% de título, na estimativa feita pelos matemáticos da UFMG.

Goiás e Avaí têm, respectivamente, 63,7% e 61,3% de chance de acesso e reduzida possibilidade de conquistar a Série B. Na terceira posição na tabela, o Goiás tem 7% de chance de chegar ao título, mesmo percentual que os catarinenses, que ocupam a quarta colocação. Lembrando que o Avaí ainda jogará na rodada, em casa, contra o Cruzeiro, no próximo sábado.

O Vasco, que enfrentará o Náutico em Recife no domingo e também tem um jogo a menos, tem cera de 17% de possibilidade de acesso. Um triunfo sobre o Timbu nos Aflitos certamente elevará bastante as chances do Cruzmaltino de voltar à elite. 

O alvirrubro pernambucano também ainda tem chances bem mais reduzidas de disputar a Série A já em 2022. O Náutico está em nono lugar com 44 pontos, dois a menos que o próprio Vasco e a seis do Avaí, que fecha o G4 da Série B do Campeonato Brasileiro.