Chances de acesso do Botafogo sobrem para 86% após vitória sobre o Sampaio Corrêa

0
52
foto: Vítor Silva/Botafogo
foto: Vítor Silva/Botafogo

A vitória do Botafogo sobre o Sampaio Corrêa por 2 x 0 no último domingo, a oitava consecutiva no Estádio Nilton Santos, elevou de 77% para 86% as chances de conquistar o acesso à Série A de 2022. Segundo o matemático Tristão Garcia, o Coritiba, com 98% de probabilidade de subir, dificilmente perderá a vaga e o alvinegro carioca deverá voltar juntamente com os paranaenses se fizer o dever de casa e continuar com o ótimo rendimento como mandante.

O mesmo matemático destaca que as chances de acesso do Vasco praticamente triplicaram e atualmente estão em 6%. O Cruzmaltino ainda terá de vencer pelo menos nove dos 12 jogos que lhe restam na Série B para regressar à elite no ano que vem. O Gigante da Colina enfrenta o Goiás em São Januário nesta segunda-feira à noite e tem de considerar cada jogo como uma decisão no esforço para retornar.

O Botafogo tem tido um desempenho excepcional como mandante, o melhor da Série B, o que lhe tem assegurado a maior parte dos pontos no torneio. O alvinegro de General Severiano chegou a 47 pontos, assumindo a vice-liderança com cinco a menos que o Coritiba, mas quatro a mais que o quinto colocado e primeiro fora da faixa de classificação para a elite, no momento o Avaí.

A chance de o Cruzeiro conseguir o acesso é tão reduzida que nem mesmo chega a 0,5%. A equipe mineira foi surpreendida em Belo Horizonte e perdeu de virada para o CSA por 2 x 1, primeira derrota da Raposa sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Os mineiros estão e, 14º lugar com 31 pontos, e além de provavelmente terem de amargar o terceiro ano longe da elite em 2022, precisam tomar cuidado para não sofrerem uma nova queda, desta vez para a Série C. 

O Cruzeiro está somente quatro pontos na frente do Londrina, primeiro time na zona de rebaixamento e, segundo o matemático Tristão Garcia, ainda tem 11% de chance de cair, por isto precisa no mínimo assegurar a permanência na Série B.