Começa nesta sexta-feira a mais equilibrada Série B de todos os tempos

0
28
Série B

Nesta sexta-feira começa a edição de 2021 da Série B do Brasileirão, com promessa de muito equilíbrio e dificuldades para quem sonha em regressar à elite do futebol no País em 2022. Vários dos clubes participantes estão dentre os mais populares e vitoriosos da história.

Para que se tenha uma ideia do grau de dificuldade, a competição este ano terá entre os participantes o Cruzeiro (tetracampeão da Série A), Vasco da Gama (outro tetra), Botafogo (bicampeão), além de Coritiba e Guarani, cada um com uma taça na elite do futebol nacional.

A presença de tantos gigantes na Série B sem dúvida mostra que as coisas estão mudando no futebol brasileiro e quem não se adaptar e rapidamente profissionalizar sua gestão corre o risco de cair e desaparecer por conta de sua própria incompetência administrativa. 

Um caso notável é o Cruzeiro, que pelo segundo ano consecutivo disputará o torneio. Antes muito vitorioso e já tendo conquistado inclusive títulos internacionais como a Copa Libertadores em duas oportunidades, a Raposa ainda patina no cenário nacional por conta de um verdadeiro “holocausto” financeiro causado por dirigentes incompetentes ou mesmo corruptos.

Ainda assolado por uma forma arcaica de gestão, o Vasco caiu pela quarta vez para a Série B em 2020 e isto em menos de 12 anos. O cruzmaltino também já conquistou uma vez a Libertadores e uma Mercosul, uma das competições precursoras da Sul-Americana.

Os jogos de abertura da Série B nesta sexta-feira serão Vila Nova x Botafogo em Goiânia, Brasil de Pelotas (RS) x Londrina em Pelotas, Guarani x Vitória em Campinas e Náutico x CSA em Recife. O Vasco estreará em São Januário contra o Operário (PR) no sábado e no domingo o Cruzeiro enfrentará o Confiança em Aracaju.

Na primeira rodada o Coritiba jogará contra o Avaí no sábado em Curitiba. No mesmo dia jogarão CRB e Remo. No domingo se enfrentarão Brusque e Ponte Preta e na segunda-feira completará a rodada de abertura da Série B de 2021 a partida entre Sampaio Corrêa e Goiás.