Interior domina Campeonato Baiano de 2021

0
44
Atlético de Alagoinhas vs Bahia de Feira de Santana

Numa final inédita o interior baiano mostra força e Bahia de Feira de Santana e Atlético de Alagoinhas decidirão o título do campeonato estadual em duas partidas, a primeira delas neste domingo, às 16 horas em Alagoinhas e a finalíssima na próxima semana no mesmo horário.

Será a primeira vez que nenhum clube da capital do estado participará da decisão. Na noite da última quarta feira o clube de Feira de Santana goleou por 3 x 0 o xará da capital e campeão do Nordeste Bahia e assegurou vaga na final. 

O Atlético de Alagoinhas foi o primeiro a se classificar para a decisão depois de vencer o Juazeirense nos pênaltis. O clube já tinha chegado em segundo em 2020 e segue firme em crescimento no futebol baiano. O Bahia de Feira também tem causado problemas para os gigantes Bahia e Vitória e em 2011 conquistou seu primeiro título estadual. 

Também é a primeira vez desde 1968 que nem Bahia nem Vitória estão presentes em uma decisão de estadual. Até hoje apenas três clubes de fora de Salvador conquistaram o Campeonato Baiano: o Fluminense de Feira (1963 e 1969), o Colo Colo (2006) e o próprio Bahia de Feira há dez anos. Em todas estas oportunidades, porém, havia pelo menos um representante da dupla Ba-Vi na final do Baianão.

Nem Feira de Santana nem Alagoinhas podem ser considerados municípios tipicamente rurais. Pelo contrário, têm apresentado índices de urbanização e industriais cada vez mais avançados. O futebol tem acompanhado tal expansão e “chegado junto” no campeonato estadual.

A prioridade dada pela dupla de “grandes” da capital à disputa da Copa do Nordeste também facilitou a chegada dos interioranos à final. O Bahia conquistou o título regional, mas o Vitória – que há algum tempo tem registrado uma queda financeira e técnica – não foi muito longe nem na Lampions nem no estadual.