Após algumas surpresas, Copa terá final sem novidades

0
46
Foto: Fifa

A queda da Alemanha ainda na primeira fase, as eliminações precoces de Bélgica e Espanha e a queda de Portugal diante de Marrocos nas quartas de final deram a impressão de que a final da Copa do Mundo do Catar poderia ter alguma novidade em seu jogo final. Isto, porém, não aconteceu e duas das seleções mais favoritas ao título, França e Argentina, medirão forças no próximo domingo para ver quem fica com a taça mais cobiçada do futebol mundial.

Atuais campeões, franceses farão sua quarta final em sete copas. Com a melhor geração de sua história – com jogadores como Mbappé, Giroud e outros -, os Azuis superaram alguns desfalques de peso e demonstraram força, mesmo tendo perdido uma partida para a Tunísia na fase de grupos do Catar.

A Argentina também perdeu na primeira etapa do Mundial, logo na estreia para a fraca seleção da Arábia Saudita. Depois deste fiasco, recuperou-se muito bem e conta com o talento do melhor jogador do mundo, Lionel Messi, que começou a brilhar justamente quando mais necessário para o time sul-americano.

Os argentinos, aliás, têm sido a única ameaça aos europeus em copas, desde que o Brasil conquistou o título no já distante ano de 2002. Apenas os “Hermanos” conseguiram chegar a decisões de mundial, desde então representando a América do Sul.

Os times chegam com força para a grande decisão. Apesar das jogadas magistrais de Messi e do fortíssimo ataque argentino, que ainda tem o experiente Di Maria, Lautaro Martinez e outros, a França tem um leve favoritismo para a final, segundo os comentaristas e nas principais casas de apostas do mundo.

O grupo de jogadores dos Azuis prima pela habilidade e na vitória sobre Marrocos por 2 x 0 na semifinal demonstrou que também sabe sofrer em campo, pois passou por uma grande pressão dos africanos na maior parte do segundo tempo sem desmoronar e ainda confirmou quase no final do confronto a vitória por 2 x 0.

Os portenhos, por outro lado, esmagaram a mesma Croácia que tinha eliminado o Brasil nos pênaltis. Com direito a um gol de pênalti e mais um show de Messi, a Argentina goleou os europeus por 3 x 0 e carimbou a ida à decisão do mundial.

A grande final da Copa do Catar ocorrerá no próximo domingo, às 12 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo para o Brasil pela Rede Globo e o canal a cabo SporTV. Antes, no sábado, no mesmo horário, Croácia e Marrocos farão a decisão do terceiro lugar.