Atlético (MG), Palmeiras e Flamengo mantêm favoritismo ao título

0
39
Favoritos ao Título

O Brasileirão chega a um terço dos jogos disputados e apenas três clubes parecem com chances reais de título. O Atlético (MG), comandado pelo argentino Jorge Sampaoli, o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo e o atual campeão Flamengo do espanhol Domènec Torrent, saem na frente e dificilmente o campeão do torneio não será uma destas equipes.

Os três clubes estão com um jogo a menos – 12 até aqui – e conquistaram estaduais este ano. O líder é o Atlético (MG), com 27 pontos, cinco a frente do Internacional, que tem um jogo a mais e está junto com o Palmeiras, com 22. O Flamengo vem logo depois, em quarto, com 21.

Apesar de o Internacional estar ainda no G4, o clube gaúcho não passa segurança nem a seus torcedores. Tem perdido muitos pontos nas últimas rodadas do campeonato, que chegou a liderar, e é o campeão em número de expulsões na América do Sul na temporada. O time vem apresentando muita instabilidade emocional e dificilmente conseguirá superar os adversários do pelotão de elite da Série A.

O Galo tem feito grandes apresentações e no último domingo massacrou o Vasco por 4 x 1. O técnico Sampaoli sempre se caracterizou por montar equipes ofensivas, o que tem se repetido no atual certame.

Alguns jogadores atleticanos como Keno e o ex-Corinthians Arana estão se destacando e o Atlético tem jogado o melhor futebol do País. Finalizações de qualidade, ótimo aproveitamento nos passes e eficiência na destruição das jogadas dos adversários estão entre as marcas registradas dos mineiros, que só perderam uma partida no campeonato, 2 x 1 para o Botafogo.

O Palmeiras tem um bom elenco e seguro comando do experiente Vanderlei Luxemburgo, perdeu muitos pontos em empates e ainda precisa aprimorar a pontaria de seus atacantes. Porém pode ser incluído no rol de favoritos. Luxemburgo é um técnico vencedor e tem o elenco nas mãos, por isso tem de tranquilizar os jogadores, que costumam dificultar partidas que poderiam ser muito mais simples. No último jogo o time venceu o Ceará por 2 x 1.

O atual campeão brasileiro, o Flamengo, tem de longe o melhor elenco do Brasil. Seu time reserva já é superior aos de muitos participantes da Série A. A saída de Jorge Jesus e a chegada de Domènec Torrent, porém, parece ter desestabilizado por algum tempo o rubro negro, que perdeu partidas de maneira quase inacreditável – como os 3 x 0 para o Atlético (GO) em Goiânia. O clube também sofreu com um grande número de atletas testando positivo para a Covid-19.

Nos últimos jogos, porém, o Flamengo tem se recuperado e vencido bem os adversários, tanto no Brasileirão quanto na Copa Libertadores. Pela Série A derrotou no último domingo o Atlético (PR) por 3 x 1 e volta ao G4 com tudo para arrancar.

Enfim, ainda é cedo para qualquer previsão sobre o campeão brasileiro deste ano, mas as chances são bem maiores para mineiros, paulistas e cariocas do G4, embora surpresas sempre possam ocorrer e clubes consigam disparar e chegar ao topo.