No esforço para reforçar a equipe para a temporada de 2021 o Grêmio está com a contratação do volante Thiago Santos, ex-Palmeiras, praticamente fechada e o anúncio oficial poderá ser feito a qualquer momento pela diretoria do clube gaúcho.
O atleta, que tem 31 anos e também sabe atuar como zagueiro, disputou a Major League Soccer (MLS) americana pelo FC Dallas e virá em definitivo para o tricolor de Porto Alegre, provavelmente com um contrato de três anos.
Thiago Santos foi bicampeão brasileiro pelo Palmeiras e ficou nos Estados Unidos apenas na temporada de 2020. O jogador já tinha manifestado em mais de uma oportunidade seu desejo de retornar ao Brasil, inicialmente para o Palmeiras, que não demostrou interesse em sua contratação.
Algo parecido aconteceu com o lateral-direito Rafinha, que depois de uma temporada ruim no futebol grego, quis voltar para o Flamengo, onde se destacou na vitoriosa campanha de 2019 do rubro negro. Como o clube carioca não foi avante nas negociações, o Grêmio ficou com o experiente jogador.
O diretor de futebol do FC Dallas é o brasileiro André Zanota, que também já trabalhou como executivo do próprio Grêmio antes de ir para os Estados Unidos. O fato, é claro, facilitou a negociação entre os gaúchos e a diretoria do Dallas.
Em relação ao possível retorno de Douglas Costa, jogador que tem a Juventus como detentora do passe, mas que está emprestado ao Bayer de Munique, a diretoria gremista garante que insistirá no esforço por sua vinda. O problema é que Douglas Costa, formado nas bases do tricolor, também é pretendido pelo Tigres do México.
Os mexicanos são um concorrente forte do Grêmio porque estariam dispostos a pagar o alto valor fixado pela Juventus para a sápida do brasileiro. Como se sabe, a situação das finanças gremistas não chega a estar desesperadora, mas inspira cuidados.