Argentina e Croácia estão empatadas no histórico dos confrontos

0
38
Foto: Agência Brasil

Apesar de muitos verem a Argentina como favorita para chegar às finais do Mundial do Catar, principalmente por ter Lionel Messi dentro das quatro linhas, o histórico de confrontos com os croatas é de completo equilíbrio, inclusive em partidas em copas.

Atual vice-campeã mundial, a seleção da Croácia goleou os portenhos por 3 x 0 na Copa do Mundo da Rússia. No outro jogo em ambiente de copa a Argentina bateu os croatas por 1 x 0 em 1998, quando ainda não tinha Messi em campo.

Além destes duelos em mundiais, ocorreram três amistosos entre as duas seleções, com mais uma vitória para cada uma e um empate. Em 2006 deu Croácia com o placar de 3 x 2 e Messi marcando um gol, e em 2014 a vencedora foi a Argentina, por 2 x 1, com o supercraque marcando mais uma vez contra os croatas.

Apesar do grande número de atletas de muita qualidade do meio-campo para frente, nomes como o próprio Messi, Di Maria, Lautaro Martinez e outros, o sistema defensivo de nossos vizinhos historicamente deixa a desejar.

A Croácia tem grandes nomes como Modric e Kovacic, que incrementam o ataque da seleção eslava. Os croatas, porém, têm se especializado em amarrar o jogo do adversário e levar para as cobranças de pênaltis partidas em que pareciam bem inferiores em campo.

As duas seleções tiveram jogos complicados nas quartas de final. Ambas tiveram que bater pênaltis para passar às semifinais. A Argentina passou pela Holanda e a Croácia derrotou o Brasil, demonstrando competência no momento das cobranças.

Quem avançar para a grande final da Copa do Mundo do Catar enfrentará a França, atual campeã, ou o surpreendente Marrocos, primeira seleção africana a chegar a uma semifinal de mundial. Os franceses são, é claro, apontados como favoritos, até para a conquista de mais uma copa. Mas Marrocos já demonstrou que tem um conjunto muito bem montado e alguns jogadores de muita qualidade e pode mais uma vez aprontar pra cima de um dos grandes do futebol mundial.

Argentina e Croácia se enfrentarão nesta terça-feira às 16 horas (horário de Brasília), no Estádio Lusail e franceses e marroquinos duelarão na quarta-feira no mesmo horário, no Al Bayt Stadium. Ambos os jogos terão a transmissão direta para o Brasil pela Rede Globo e o canal SporTV.