O clássico Fla-Flu chegará neste sábado, no jogo de volta das semifinais do Carioca-24, à 450º edição desde que começou a ser disputado, em 1912. O Flamengo leva grande vantagem para chegar à decisão do torneio, mas o tricolor – que precisará vencer por três gols de diferença para avançar – já conseguiu reverter muita vezes o que parecia perdido em duelos com o rubro negro da Gávea.
No confronto de ida do Carioca deste ano o Flamengo venceu por 2 x 0 e praticamente colocou o pé em mais uma final. Como teve a melhor campanha da Taça Guanabara, conquistando a taça de maneira invicta, o rubro negro comandado pelo técnico Tite pode até mesmo perder por dois gols de diferença que conseguirá seu objetivo, pois pode atuar por dois resultados iguais.
Ao logo da história o Fluminense já conseguiu em 25 oportunidades derrotar o tradicional rival pela vantagem necessária neste sábado no Maracanã, a partir das 21 horas. Na verdade, não precisa voltar muito no tempo para comprovar isto. Em 2023, quando conquistou o bicampeonato carioca, o tricolor perdeu a partida de ida da decisão contra o próprio rubro negro por 2 x 0. Na volta, entretanto, goleou por 4 x 1, com gols de Cano (duas vezes), Alexsander e Marcelo, com Ayrton Lucas marcando para o Flamengo.
No retrospecto geral, porém, a vantagem é do Flamengo, que em 449 jogos venceu 164 e perdeu 141. O clássico registrou ainda 144 empates desde 1912. O rubro negro marcou 647 nestes confrontos e o rival 587. Os dois times conquistaram as quatro mais recentes edições do estadual, com o Fluminense este ano lutando pelo tricampeonato, algo que não consegue desde os anos 80.
O Flamengo tem 37 títulos estaduais e o adversário 33 e os dois encabeçam a lista de campeões do estadual do Rio de Janeiro.