O Internacional tinha o pior ataque do Campeonato Brasileiro na 25ª rodada do Brasileirão, com apenas 20 bolas nas redes dos adversários. Principal contratação para melhorar o setor ofensivo, Enner Valência demorou para despertar na competição e ainda fracassou justamente na semifinal da Libertadores, perdendo chances incríveis na eliminação para o Fluminense. Tudo, porém, mudou bastante nos dois compromissos mais recentes pela Série A e o time parece ter encontrado o caminho certo das metas adversárias.
Contra o Grêmio e, principalmente, no confronto com o Santos na última rodada, o Colorado marcou nada menos que dez gols, um terço de tudo o que já tinha assinalado no campeonato. Contra o arquirrival gaúcho no Beira Rio o placar ficou em 3 x 2 para o Inter, mas contra o Peixe uma goleada histórica e humilhante para os paulistas: um impiedoso 7 x 1.
Valência despertou e com ele outros atletas, não apenas do setor ofensivo, desandaram a fazer gols. Ao término da 28ª rodada o Inter chegou a 30 gols no campeonato, ultrapassando Coritiba (29), Vasco (28) e Cruzeiro na indesejável posição de ataque menos positivo da Série A.
O ataque mais positivo do Brasileirão é do líder Botafogo, com o atacante Tiquinho Soares – artilheiro da competição – marcando 16 vezes. Voltando ao Internacional, com os 30 tentos assinalados no campeonato, a média de gols do Colorado chegou a uma média de 1,07 por jogo. Ainda não é das mais altas, mas já houve uma sensível melhoria.
A saída da Libertadores na semifinal ainda é sentida pelo elenco e pelos torcedores, mas pelo menos a disparada no ataque colorado serviu para afastar a equipe da zona de rebaixamento. As chances de classificação para a próxima edição do principal torneio do continente são muito baixas, mas o alvirrubro de Porto Alegre pode pelo menos sonhar com dias mais tranquilos na reta final da Série A.
Na próxima rodada os gaúchos jogarão com o Vasco em São Januário, em duelo marcado para quinta-feira às 19 horas. Tudo o que os torcedores esperam é que o ataque continue funcionando bem no Rio de Janeiro contra uma equipe que luta desesperadamente contra o rebaixamento.