O jogo desta quinta-feira às 21 horas no Nilton Santos contra o Magallanes, pela Copa Sul-Americana, será a despedida oficial do zagueiro e ídolo Joel Carli dos gramados, mas a possível saída do técnico português Luís Castro para o futebol árabe tem preocupado muito mais o clube e sua torcida em um momento exuberante na temporada. Mais de 25 mil pessoas deverão estar no estádio para apoiar o alvinegro carioca.
Em uma campanha que mesmo o mais otimista dos alvinegros jamais imaginaria, o Glorioso lidera de maneira absoluta a Série A do Campeonato Brasileiro com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, no momento o Grêmio. Na última rodada do torneio o alvinegro bateu por 1 x 0 o atual campeão e badalado Palmeiras de Abel Ferreira em pleno Allianz Parque, com mais um gol do ótimo Tiquinho Soares, artilheiro da competição.
Na Sul-Americana o Botafogo também lidera seu grupo, empatado com a perigosa LDU, mas na frente nos critérios de desempate. Para avançar à fase de mata-matas do torneio internacional o time carioca precisa derrotar o Magallanes nesta quinta-feira, de preferência por uma larga margem de gols, para não correr o risco de ser superado pela LDU e ter de disputar o playoff com algum dos terceiros colocados da Libertadores.
Num momento tão bom no Brasileirão, Luís Castro recebeu uma proposta milionária do futebol árabe para dirigir o Al-Nassr, equipe do supercraque português Cristiano Ronaldo, que muitos garantem ter telefonado para o treinador botafoguense para convidá-lo a comandar o clube saudita. O “dono” do alvinegro, o americano, John Textor, promete valorizar muito mais Luís Castro e aumentar seu salário, mas sabe da dificuldade de competir com os petrodólares dos árabes.
No duelo de hoje com o Magallanes Castro estará ainda no banco e tem a disposição todos os principais jogadores, com exceção de Gabriel Pires, Marçal e Lucas Fernandes, que se recuperam de contusões. A tendência é que o treinador português repita a escalação que derrotou o Palmeiras pelo Brasileirão no último final de semana. A única dúvida estaria na lateral-direita, entre Rafael, que teve uma grande atuação como titular contra o Verdão, e Di Plácido
Ao contrário do Botafogo, o Magallanes vive seu inferno astral na temporada. O time é o lanterna do Campeonato Chileno, com apenas oito pontos em 14 jogos, e não vence desde o dia 9 de abril. O time visitante não tem mais chance de classificação na Sul-Americana, competição na qual também sustenta a última colocação.
O confronto entre Botafogo e Magallanes terá transmissão ao vivo para o Brasil pela Paramount + a partir das 20h50, direto do Estádio Nilton Santos. O árbitro do jogo será o colombiano Bismark Santiago, auxiliado por Sebastian Vela e Richard Ortiz, seus compatriotas. No VAR estará Yadir Acuña, também da Federação da Colômbia.
Prováveis escalações:
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido (Rafael), Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Gustavo Sauer), Tiquinho Soares e Luís Henrique (Victor Sá).
Magallanes: Gastón Rodrigues; Vásquez, Vilches, Espinoza e Berardo; Canales, Villanueva e Aránguiz; Julián Alfaro, Yorman Zapata e Felipe Flores.