Maior clássico inglês movimenta rodada da Premier League

0
92
Liverpool vs Manchester United

O clássico que reúne os clubes mais vencedores da Premier League movimentará neste domingo, a partir das 13h30 (horário de Brasília) a 19ª rodada do campeonato inglês. Frente a frente no Estádio Anfield, em Liverpool, estarão o atual campeão Liverpool e o líder da temporada até aqui, o Manchester United. 

Os donos da casa têm 33 pontos, três a menos que o arquirrival, e precisam da vitória para poderem dividir a liderança. Entre os dois gigantes está o Leicester com 35, mas uma partida a mais que os adversários deste domingo.

Juntos os clubes têm 39 títulos ingleses – 20 do United e 19 dos Reds -, bem à frente do terceiro colocado em número de conquistas, o Arsenal, que levantou 13 taças. O Liverpool ficou exatos 30 anos sem ser campeão inglês, mas levantou a taça na última temporada com a grande equipe comandada pelo técnico Jürgen Klopp. O Manchester, por outro lado, conquistou seu último título em 2021-2013, depois de ter vivido uma era de ouro no país.

Na temporada deste ano o equilíbrio tem sido marcante, surpreendendo quem pensava que o Liverpool dominaria mais uma vez sem rivais à altura, como na última edição da Premier League. Depois de um início um pouco vacilante o United assumiu um protagonismo e vem se mantendo seguramente na cabeça do campeonato.

Apesar da liderança do adversário, os torcedores dos Reds contam muito com o excepcional desempenho do técnico Klopp em partidas realizadas no estádio Anfield. Em 99 partidas no palco da partida deste domingo, o treinador perdeu apenas quatro. Outro ponto que seria favorável aos donos da casa é a instabilidade da defesa dos Devils, que sofreu 24 gols, mesmo número por exemplo do Fulham, equipe que está na zona de rebaixamento.

Se qualquer maneira, mas uma vez o equilíbrio deverá ser a tônica do confronto. Em toda a história os rivais se enfrentaram 203 vezes, com vantagem para o United, com 80 vitórias contra 66 do Liverpool e 57 empates. A partida será transmitida para o Brasil pela ESPN Brasil.