Entre os participantes da Copa do Mundo deste ano na Katar, a Islândia será o país com a menor população. O treinador Heimir Hallgrímsson, um dentista em treinamento, tem sido fundamental para este sucesso.

Treinadores de outros times de futebol dedicam todo o seu tempo ao esporte, com exceção de Hallgrimsson, que, por sua própria admissão, gosta de tratar pacientes para fazer algo fora do futebol de vez em quando.

– Fui treinador da equipe júnior por 17 anos, depois da equipe masculina por cinco, outros cinco da equipe feminina, e os últimos sete foram treinadores da equipe nacional islandesa. Um pouco estranho, afinal eu estudei por seis anos e tenho uma profissão bem remunerada como dentista, disse Hallgrimsson em entrevista ao FreshMed.com.pl.

Antes de se dedicar ao esporte, ele dirigiu uma clínica em sua cidade natal de Vestmannaeyjar. Ele tratou pacientes mesmo durante o atarefado período com os futebolistas antes da Euro 2016, e durante os últimos dois anos ele também prestou serviços odontológicos, apenas isso em meio período.

– Nossa grande conquista foi nossa participação na Euro 2016, acho que ninguém mais pode dizer que somos uma nação pequena demais para alcançar o sucesso mundial no esporte, Hallrimsson se orgulha.