Quase 30 anos depois, Palmeiras e São Paulo iniciam uma decisão de Campeonato Paulista

0
31
Palmeiras vs São Paulo

Palmeiras e São Paulo iniciam nesta quinta-feira, a partir das 22 horas, no Allianz Parque, a decisão do Campeonato Paulista de 2021. A última vez que um clássico Choque-Rei decidiu o estadual ocorreu em 1992, quando o tricolor se sagrou campeão ao bater o Verdão duas vezes, por 4 x 2 e 2 x 1. O segundo jogo da final deste ano acontecerá no próximo domingo no Morumbi.

O São Paulo chega muito bem para a decisão, tendo sido o primeiro colocado na classificação geral na primeira fase do Paulistão e há vários jogos invicto no estadual. O clube terá mais uma chance de conquistar um título, o que não acontece desde 2012, quando levantou a taça da Copa Sul-Americana.

O tricolor do Morumbi conquistará seu 22º título paulista se passar pelo Palmeiras, igualando-se ao Santos. O Verdão busca sua 24ª taça do estadual.

O retrospecto em mata-matas contra o Palmeiras gera ainda mais otimismo aos são paulinos. Desde 1972 os clubes se enfrentaram em 16 oportunidades de mata-mata e os são paulinos venceram 13 e os palmeirenses apenas três.

O Palmeiras é o atual campeão paulista e luta pelo bicampeonato estadual. Para chegar à final bateu na semifinal, e com relativa facilidade, o arquirrival Corinthians por 2 x 0 na Neo Química Arena. O Verdão também já está classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores, competição na qual também luta pelo bi. 

O elenco comandado pelo técnico Abel Ferreira é considerado um dos melhores do País ao lado dos plantéis de Flamengo e Atlético (MG). Mesmo assim, com o atual desempenho do técnico Hernán Crespo e o fato de se tratar de um clássico de grande tradição, apontar um favorito para esta final pode ser muito precipitado.

O primeiro jogo da decisão do Paulistão 2021 entre Palmeiras e São Paulo será transmitido ao vivo pela TV Globo, SporTV e Canal Premiere.