Botafogo abre participação na fase de grupos da Libertadores contra o Junior Barranquilla

0
77
Torcida do Botafogo
Foto: Vitor Silva/ Botafogo

Ainda sob o comando do interino Fábio Matias – invicto desde que substituiu Tiago Nunes -, o Botafogo abre nesta quarta feira sua participação na fase de grupos da Libertadores de 2024 contra o Junior Barranquilla, da Colômbia. O confronto ocorrerá a partir das 19 horas no Estádio Nilton Santos com transmissão ao vivo para o Brasil.

As equipes fazem parte do Grupo D do torneio continental. Ontem o Universitário venceu de virada a LDU por 2 x 1 em partida realizada em Lima, no Peru, e já pulou na frente na classificação da chave. O Botafogo está há vários jogos invictos e no último final de semana conquistou a Taça Rio ao bater pela segunda vez o Boavista na decisão.

O futuro técnico botafoguense, o português Artur Jorge, deverá assistir ao jogo de seu novo time ao lado do dono da SAF alvinegra, o americano John Textor. O treinador estava no Braga, de seu país natal, onde fazia um ótimo trabalho, e aceitou a proposta para participar do projeto de Textor para o Glorioso.

O Junior Barranquilla atravessa um momento irregular na temporada, embora seja o atual campeão de seu país. O time comandado por Arturo Reyes está apenas na sexta posição na sexta posição no Campeonato Colombiano deste ano. Em 2024 a equipe jogou 14 partidas, com sete vitórias, quatro derrotas e três empates. O Junior normalmente atua com o esquema 4-2-3-1 e entre seus destaques estão Cantillo, que já defendeu o Corinthians, mas seu maior destaque está no gol, Santiago Mele, titular da Seleção do Uruguai.

Para a estreia botafoguense na Libertadores Mateo Ponte deverá começar na lateral direita na vaga de Rafael e Gregore iniciará o jogo no lugar de Danilo Barbosa, preferido da maior parre dos torcedores para a posição. No ataque o destaque é Júnior santos, que já marcou oito vezes na atual edição do torneio, tornando-se o maior artilheiro do clube em em todas as participações na Libertadores.

O Junior Barranquilla não terá o zagueiro Emanuel Olivera, que vem fazendo uma boa temporada, mas está com o joelho esquerdo lesionado. De resto o time deverá jogar com o que tem de melhor no Nilton Santos.

A ESPN fará a transmissão direta ao vivo para todo o Brasil da estreia do Botafogo na Libertadores a partir das 18h50, direto do Estádio Nilton Santos. A arbitragem é roda chilena, com Cristián Garay no apito, auxiliado por José Retamal e Miguel Rocha. No VAR estará Juan Lara.